História do Tangram

Pouco se sabe sobre o inventor ou a origem do Tangram. Existem, porém, algumas teorias sobre o nome TANGRAM.

Segundo alguns, o nome TANGRAM origina da palavra inglesa obsoleta "tangram" que significa um puzzle (quebra-cabeça) ou quinquilharia. Outros, afirmam que é originária da tribo chinesa Tanka. As pessoas desta tribo eram grandes comerciantes envolvidos no comércio do ópio e quando eram visitados pelos mercadores ocidentais eram entretidos pelas meninas Tanka com este quebra-cabeça. Uma outra explicação é que a origem da palavra é derivada da Dinastia chinesa Tang.E, ainda uma outra história conta que TANGRAM foi inventado por um homem chamado Tan enquanto tentava consertar as partes quebradas de um azulejo de porcelana. Na Ásia, é conhecido por "Sete pratos da sabedoria".

Em 1813 foi publicado, na China, o primeiro livro (conhecido) sobre o Tangram.

Durante o séc. XIX, na Europa e na América verificou-se um súbito interesse pelo Tangram. Este  interesse foi despertado pelo comércio com a China, nomeadamente, pelas novidades trazidas pelos marinheiros.         
Este quebra-cabeça chinês gerou uma inundação de livros e conjuntos de jogos em cartão.


Alguns tangrams chineses são bastante elaborados. Por exemplo: os tangrams esculpidos em madeira incrustados com marfim, jade e outros matérias requintados.

Em 1903, Sam Loyd escreveu "The Eighth Book of Tan- O oitavo livro de Tan". Neste livro, ele afirma de que este quebra-cabeças fora inventado há 4.000 anos pelo Deus Tan. Segundo Loyd, os primeiros "7 Livros de Tan" foram compilados por muitas personalidades famosas e acontecimentos históricos. Sam Loyd conseguiu catalogar no seu livro cerca de 600 padrões, muitos dos quais inventados pelo próprio.

Em 1942, Fu Tsiang Wang e Chuan Chin Hsiung provaram matemáticamente a existência de um número finito de conjuntos de padrões referindo-os como "convexo".

Com a crescente popularidade, Tangram tem atraído muitos matemáticos e muito tem sido escrito sobre ele. Os computadores têm sido utilizados para mostrar as propriedades geométricas do Tangram assim como para gerar mais puzzles. Diz-se que o Teorema de Pitágoras foi descoberto no Oriente com a ajuda das peças do Tangram.

Atualmente, os Tangrams continuam a entreter miúdos e graúdos, atraindo pessoas a nível de entretenimento, educativo e matemático



Mais...
Faça o seu tangram!
Imprimir tangram
Puzzles tangram